O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Minicurso: O Sobrenatural na Escandinávia, da saga ao folclore





Minicurso: O Sobrenatural na Escandinávia, da saga ao folclore, VII CEVE, UFPB, Centro de Educação, 5 a 8 de novembro. Inscrições gratuitas para ouvintes somente pelo site até o dia 04 de novembro pelo site.
Ministrantes: André de Oliveira (Doutorando em História pela UFMT) e Pablo Miranda (Doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB).
Imagem do cartaz: Älvalek (A dança das fadas),  August Malmström, 1866.
Descrição do curso: Sem dúvidas na construção de um passado illo ou hoc tempore, os escandinavos medievais, em especial os islandeses, elegeram categorias sobrenaturais para a memória de suas respectivas comunidades: cósmicas instâncias, seres extraordinários, horizontes entrelaçados e deuses transformados. Mais do que ideias sobre uma memória comunitária, e oposta a uma simples oposição binária entre Paganismo x Cristianismo, as questões sobrenaturais revelam a gestação de um pensamento que ultrapassa as barreiras entre as culturas orais e escritas e uma cartografia dos seres que abundam as mais variadas narrati vas e ocupam o imaginário da modernidade à contemporaneidade. No primeiro dia serão abordadas as condições históricas para o desenvolvimento das culturas orais e escritas na Escandinávia, traçando um paralelo com as condições mitográficas que proporcionaram a transmissão e o desenvolvimento das expressões acerca do sobrenatural. Buscaremos, assim, entender a expressão do homem sobre os espaços que lhes são familiar, confrontando os lugares habitados pelo desconhecido, que por sua vez abarcam toda a sorte de seres que teimam em não nos deixar esquecer de suas existências. O segundo dia do minicurso tratará dos elementos sobrenaturais e fantásticos dentro das sagas de bispo, focando-se na transição dos elementos sagrados nórdicos para a sacralidade cristã após a cristianização no ano 999. As análises acompanharam o processo de sedimentação da ekklésia e hierarquia clerical até a anexação da Islândia, em 1262, por Haakon IV da Noruega. Como debate norteador utilizaremos a interpretação do processo realizado por Erika Sigurdsson (2011). O terceiro dia do minicurso abordará aspectos do folclore setentrional europeu, com ênfase em lendas nórdicas acerca de dois espíritos, nomeadamente, Nykur e Mara. Por meio das contribuições teóricas de David J. Hufford (1995) e do material folclórico selecionado por William A. Craigie (1896), as lendas serão contempladas a fim de se proporcionar reflexões acerca de crenças populares da Escandinávia, bem como alguns de seus ritos apotropaicos.
Bibliografia:
DUBOIS, Thomas A. Ethnomemory: ethnographic and culture-centered approaches to the study of memory. In: Scandinavian Studies, v. 85, n. 3, 2013, pp. 306-331.
CRAIGIE, William Alexander. Scandinavian Folk-Lore – Illustrations of the traditional beliefs of the Northern peoples. London: Alexander Gardner, 1896.
HUFFORD, David J. Beings Without Bodies: An Experience-Centered Theory of the Belief in Spirits. In: WALKER, Barbara. Out of the ordinary: Folklore and the supernatural. Logan, Utah: Utah State University Press, 1995, pp. 11-45