O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quinta-feira, 26 de abril de 2018

Membros do NEVE em pesquisas pela Europa



MEMBROS DO NEVE EM PESQUISAS PELA EUROPA

Diversos membros do NEVE efetuarão pesquisas e estudos pela Europa no ano de 2018, dando continuidade ao processo de incremento e intercâmbio do grupo com a comunidade acadêmica internacional.

Museu Nacional da Dinamarca

Profa. Dra. Luciana de Campos


Luciana de Campo (Doutora em Letras pela UFPB) fará o curso “Textiles and Fashion in Theory and Practice through 3000 Years An interdisciplinary course in Archaeology, History, European Ethnology and Fashion Studies” em julho, promovido pelo Centre for Textile Research, a ser ministrado na Universidade de Copenhague e Museu Nacional da Dinamarca. Luciana atualmente dedica-se à pesquisas sobre História e Arqueologia das indumentárias escandinavas medievais e é pesquisadora do Northern Women Arts Collaborative.

 
Gamla Uppsala, Suécia

Vitor Menini


Vitor Menini (Mestrando em História pela UNICAMP) visitará a Suécia entre julho e agosto para pesquisas nos arquivos da Universidade de Uppsala, visita e pesquisa no museu Ájtte (Jokkmokk), visita e pesquisa em museus de Estocolmo como o Antikvitetskollegium, Vasamuseet, Nordiskamuseet, Armemuseet e Livrustkammaren. Também está previsto um curso de sueco na Folkuniversitetet (aguardando confirmação). Vitor desenvolve o projeto de pesquisa Lapponia: a legitimação do estado sueco a partir da invenção do outro na obra de Johannes Schefferus, sob orientação do professor Dr. Rui Luis Rodrigues.

 
Museu de Gotland, Suécia

 Me. Munir Lutfe Ayoub

Munir Lufte Ayoub (Doutorando em Arqueologia pelo MAE-USP) participará de escavações arqueológicas no sítio sueco de Eke parish, como parte de pesquisas na Gotland Archaeological Field School, supervisionada por Dan Carlsson. Munir planeja visitar os sítios de Paviken, Fjäle, Fröjel, além do Gotlands museum, Vikingaliv: A true Adventure e a Royal Bibliotek Stockholm. O projeto de pesquisa de Munir - Depósitos funerários de Vestfold: Por uma história de longa duração - é orientado pela professora Dra. Maria Isabel D Agostino Fleming.

 
Manuscrito do Instituto Árni Magnússon, Islândia.

Me. Pablo Miranda


Pablo Gomes de Miranda (Doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB) foi contemplado com uma bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES e permanecerá um ano na Islândia, de agosto de 2018 a agosto de 2019, sob supervisão do professor Terry Gunnell (Universidade da Islândia, colaborador estrangeiro do NEVE). Além de pesquisas no Instituto Árni Magnússon, Pablo frequentará cursos de leitura, tradução e interpretação de manuscritos islandeses medievais, além de outros cursos temáticos, envolvendo sagas islandesas e temas nórdicos medievais. Também está prevista a sua participação na 17ª edição do International Saga Conference, a ser realizada em Reykjavík e Reykholt em agosto de 2018, Aarhus Student Symposium em 2019, além de outros cursos e atividades. Pablo desenvolve o projeto de tese: Mito e rito na Europa Setentrional pré-cristã: investigando a caçada selvagem na poesia e prosa escandinava do século XII-XIV, sob orientação do professor Dr. Johnni Langer.


 Museu do Navio Viking de Roskilde, Dinamarca


Prof. Dr. Johnni Langer

Johnni Langer (Pós Doutor em História Medieval pela USP e professor da UFPB) visitará a Dinamarca em julho, dando continuidade a suas pesquisas sobre símbolos religiosos na Era Viking, cultura material e mitologias celestes nórdicas. Estão previstas visitas ao Museu Nacional, Museu Histórico Nacional, biblioteca e arquivo da Universidade de Copenhague, Museu do Navio Viking de Roskilde, além dos sítios arqueológicos de Trelleborg e Jelling. Johnni também estará desenvolvendo várias atividades na Espanha no mês de outubro: ministrará a conferência Las representaciones del dragón nórdico en la ópera y el cine (V International Conference on Mythcriticism: Germanic Myths, Universidad de Alcalá) e uma disciplina para o Doutorado em Ciências das Religiões da Universidad Complutense de Madrid (Introducción al estudio de la Mitología Nórdica).

 
Basílica de São Zeno, Itália

Lorenzo Sterza


Lorenzo Sterza (graduando em Ciências das Religiões pela UFPB), colaborador do NEVE, visitará a cidade de Verona (Itália) entre junho e julho, dando continuidade à sua pesquisa de PIBIC/TCC: O simbolismo animal na arte medieval, sob orientação do professor Dr. Johnni langer. Lorenzo pretende estudar o sentido das imagens reproduzidas na fachada da “Basilica di San Zeno” (séc. XII), situada na cidade de Verona.