O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quarta-feira, 25 de abril de 2018

Curso: História das mulheres,VI CEVE

 
 
Minicurso
 
HISTÓRIA DAS MULHERES: COTIDIANO E CULTURA NA ERA VIKING
 
VI Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, UFPB, 2 a 5 de outubro de 2018.
 
Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE/Women Arts Collaborative)
 
Primeiro encontro: A metodologia da História das mulheres aplicada ao estudo do cotidiano feminino na Era Viking. O cotidiano feminino, escravas, fazendeiras, comerciantes e rainhas. O trabalho feminino. Fios que a todas unem: a tecelagem na Era Viking.
O cotidiano e as práticas diárias que envolviam o preparo de alimentos, a fiação e tecelagem, a elaboração de penteados, as pinturas corporais, bem como a manipulação de plantas para fins curativos como mágicos na Era Viking, sempre despertaram o interesse tanto de pesquisadores como do público em geral, sendo, portanto objetos de pesquisa indispensáveis, para se compreender a dinâmica daquela sociedade, bem a participação e visibilidade de quem executava essas tarefas, as mulheres. O presente minicurso pretende oferecer aos seus participantes uma visão ampla da vida cotidiana das mulheres na Era Viking utilizando a metodologia da História das Mulheres, analisando o seu papel naquela sociedade bem como a sua influência e poder. Além da parte teórica, os presentes serão convidados no último encontro a participarem de práticas ligadas a fiação e a tecelagem da Era Viking, cardando, fiando e tecendo lã com reconstituições de artefatos da época, além de aprenderem a reproduzir o penteado da Mulher de Elling.
 
Segundo encontro: Práticas femininas: magia e manipulação de plantas para fins curativos e mágicos. Alimentação e preparo de bebidas. As representações literárias e imagéticas do cotidiano feminino na Era Viking.
 
Terceiro encontro: O terceiro e último encontro destina-se a convidar os participantes a realmente vivenciarem práticas cotidianas da Era Vikiing como a cardação, fiação e tecelagem, a elaboração do penteado da Mulher de Elling (Dinarmaca, século IX) e a secarem e armazenarem de ervas utilizadas pelas mulheres para os mais diversos fins.
 
Inscrições gratuitas neste site.