O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet.
Parceiro do LOFOTR VIKING MUSEUM (Noruega); The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), ABHR e PPPGCR-UFPB. Credenciado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Curso: História das mulheres,VI CEVE

 
 
Minicurso
 
HISTÓRIA DAS MULHERES: COTIDIANO E CULTURA NA ERA VIKING
 
VI Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, UFPB, 2 a 5 de outubro de 2018.
 
Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE/Women Arts Collaborative)
 
Primeiro encontro: A metodologia da História das mulheres aplicada ao estudo do cotidiano feminino na Era Viking. O cotidiano feminino, escravas, fazendeiras, comerciantes e rainhas. O trabalho feminino. Fios que a todas unem: a tecelagem na Era Viking.
O cotidiano e as práticas diárias que envolviam o preparo de alimentos, a fiação e tecelagem, a elaboração de penteados, as pinturas corporais, bem como a manipulação de plantas para fins curativos como mágicos na Era Viking, sempre despertaram o interesse tanto de pesquisadores como do público em geral, sendo, portanto objetos de pesquisa indispensáveis, para se compreender a dinâmica daquela sociedade, bem a participação e visibilidade de quem executava essas tarefas, as mulheres. O presente minicurso pretende oferecer aos seus participantes uma visão ampla da vida cotidiana das mulheres na Era Viking utilizando a metodologia da História das Mulheres, analisando o seu papel naquela sociedade bem como a sua influência e poder. Além da parte teórica, os presentes serão convidados no último encontro a participarem de práticas ligadas a fiação e a tecelagem da Era Viking, cardando, fiando e tecendo lã com reconstituições de artefatos da época, além de aprenderem a reproduzir o penteado da Mulher de Elling.
 
Segundo encontro: Práticas femininas: magia e manipulação de plantas para fins curativos e mágicos. Alimentação e preparo de bebidas. As representações literárias e imagéticas do cotidiano feminino na Era Viking.
 
Terceiro encontro: O terceiro e último encontro destina-se a convidar os participantes a realmente vivenciarem práticas cotidianas da Era Vikiing como a cardação, fiação e tecelagem, a elaboração do penteado da Mulher de Elling (Dinarmaca, século IX) e a secarem e armazenarem de ervas utilizadas pelas mulheres para os mais diversos fins.
 
Inscrições gratuitas neste site.