O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NEVE NO SIMPÓSIO DA ABHR EM FLORIPA



 Neveiros, da esquerda para a direita: Flávio Palamin, Pablo Gomes de Miranda, Luciana de Campos, Johnni Langer, Munir Ayoub, Ricardo Menezes.



O grupo NEVE participou de mais um evento internacional de relevância em nosso país, desta vez no II SIMPÓSIO INTERNACIONAL/XV NACIONAL DA ABHR, realizado na UFSC de 26 a 28 de julho. Foram várias atividades promovidas pelos neveiros, incentivando o avanço dos estudos nórdicos medievais em nosso país: a coordenação do GT: Mitos e politeísmos na Europa Antiga e Medieval, com os comentários do professor João Lupi; os cursos Religiosidade Nórdica (Flávio Palamin, Munir Ayoub e Johnni Langer); Mito, alimentação e plantas mágicas (Luciana de Campos) e a participação em uma mesa redonda sobre história das religiões, com professor Johnni Langer.



 
Momento do GT Mitos e politeísmos da Europa Antiga e Medieval, com o professor João Lupi no primeiro plano.



O professor Johnni Langer participa da mesa redonda sobre História das Religiões, com a palestra: O comparativismo na histórias das religiões nórdicas.