O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NEVE NO SIMPÓSIO DA ABHR EM FLORIPA



 Neveiros, da esquerda para a direita: Flávio Palamin, Pablo Gomes de Miranda, Luciana de Campos, Johnni Langer, Munir Ayoub, Ricardo Menezes.



O grupo NEVE participou de mais um evento internacional de relevância em nosso país, desta vez no II SIMPÓSIO INTERNACIONAL/XV NACIONAL DA ABHR, realizado na UFSC de 26 a 28 de julho. Foram várias atividades promovidas pelos neveiros, incentivando o avanço dos estudos nórdicos medievais em nosso país: a coordenação do GT: Mitos e politeísmos na Europa Antiga e Medieval, com os comentários do professor João Lupi; os cursos Religiosidade Nórdica (Flávio Palamin, Munir Ayoub e Johnni Langer); Mito, alimentação e plantas mágicas (Luciana de Campos) e a participação em uma mesa redonda sobre história das religiões, com professor Johnni Langer.



 
Momento do GT Mitos e politeísmos da Europa Antiga e Medieval, com o professor João Lupi no primeiro plano.



O professor Johnni Langer participa da mesa redonda sobre História das Religiões, com a palestra: O comparativismo na histórias das religiões nórdicas.