O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

RESULTADO DO CONCURSO CULTURAL "SÉRIE VIKINGS" DO NA

http://www.gravatar.com/avatar/ffed2b3936fbf01517f81295a94d7d15?s=110&r=pg&d=identicon

O ensaio vencedor do concurso cultural "Série Vikings", promovido pelo grupo NEVE foi Onde estão os arcos? A arquearia na série Vikings, de Hiram Alem. O mesmo será publicado com os outros ensaios na edição especial do boletim Notícias Asgardianas, a ser lançado brevemente. O resultado foi definido pela equipe editorial do NA. O vencedor receberá um exemplar do Dicionário de Mitologia Nórdica da editora Hedra e uma edição impressa do boletim Notícias Asgardianas.

Hiram Alem é mestrando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós Graduação em História Comparada, orientado pelo prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior) e é membro do GEHM/CEIA-UFF E NIELIM/UFRJ. Hiram dedica-se ao estudo da arquearia e história militar medieval desde os primórdios de sua graduação, também na UFRJ.

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM/UFRJ) e do Grupo de Estudos de História Militar (GEHM-CEIA/UFF). Possui pesquisa relacionada a arquearia e identidade inglesa no século XVI sob orientação do Professor Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr. Desenvolve também no Grupo de Estudos de História Militar uma pesquisa acerca da noção teórica de Revolução Militar. Atua no campo da História Militar Medieval com ênfase no medievo inglês.