O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


domingo, 1 de novembro de 2015

NEVE PARTICIPA DE MESA REDONDA EM FORTALEZA

 
 
O historiador Lucas Fernandes (PPGH-UECE/membro do NEVE), participou de uma mesa redonda em Fortaleza com a comunicação: "A Construção da Pesquisa em Escandinavística Medieval no Brasil". A mesa foi promovida pelo ARCHEA – Grupo de Pesquisa em Cultura Escrita na Antiguidade e na Medievalidade (UECE).

Com o título "Pesquisa em História Medieval: possibilidades e limites no campo historiográfico cearense", a mesa também contou com a participação da Profa. Ms. Raquel Carvalho (PPGLetras/ UFC), Luan Lucas Araújo (História UECE/ IC-FUNCAP), Lívia Gouveia (História UECE/ IC-UECE) João Bruno Fraga (História UECE/ IC-UECE).
O local da atividade foi o auditório do MAHIS/ UECE (Mestrado Acadêmico em História e Culturas).
A seguir, um relato de Lucas Fernandes sobre a sua participação no evento:

"O Grupo ARCHEA buscou realizar uma mesa que contivesse tanto apresentação de pesquisa, como também apresentasse para os alunos de graduação as possibilidades de realizar no Brasil, especificamente no Ceará as pesquisas em medieval. Nesse sentido eu apresentei um trabalho intitulado “A Construção da Pesquisa em Escandinavística Medieval no Brasil”, onde buscava apontar o panorama histórico e a situação medieval do país, assim como apontar as possibilidades, ferramentas e desafios do pesquisador. Nesse sentido, apresentei elementos de constituição da pesquisa, como fazer, como localizar fontes, como realizar e onde publicar, apresentação de grupos de pesquisa e estudo, panorama da produção nacional da área. Buscando fomentar o incentivo a pesquisa e revelar o constante aumento da produção de referências nacionais, assim como indicar os elementos que propiciaram a construção dessa pesquisa e a evolução do cenário atual. O trabalho focou em pensar elementos metodológicos de pesquisa, análises de fontes e da inserção da História Cultural nos objetos do medievo, focando na análise das últimas produções sobre Escandinávia, apresentando o Dicionário de Mitologia Nórdica (publicado pela Editora Hedra, 2015), o boletim Notícias Asgardianas, dissertações, teses e outros elementos da produção historiográfica. Por fim, como exemplo, foi dialogado com a construção da minha própria pesquisa e seus desafios a vir e os já superados e como esse processo se deu e como se pretende prosseguir."