O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


domingo, 15 de novembro de 2015

Arqueólogo amador encontra tesouro Viking em ilha dinamarquesa

Curador do museu: um tesouro como esse só é encontrado a cada dez ou quinze anos

 It’s very rare to have found so many Harald Bluetooth coins (photo: Museum Vestsjælland)
 
É algo muito raro encontrar tantas moedas com a efígie de Haroldo Dente Azul (foto: Museu de Vestsjælland)

 
28 de outubro de 2015, 8:31, por Christian W. Tradução de Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)

Um arqueólogo amador fez uma descoberta esplêndida na ilha de Ømo, ao largo da costa ao sul da Zelândia.

A descoberta – que consiste em um raro tesouro de prata, datado desde a Era Viking – foi feita quando Robert Hemming Pulsen realizou uma viagem a trabalho para instalar cabos de fibras óticas. Junto Ele levou consigo o seu detector de metais e saiu à caça de tesouros enterrados após a tarefa.

“Um tesouro como esse só é encontrado a cada dez ou quinze anos”, disse Hugo Hvid Sørensen, o curador do Museu de Vestsjælland, onde o tesouro agora está em exposição. “ele abrange vários itens e está muito bem conservado em razão de ter sido enterrado em terra arenosa”.

Facetas de Haroldo Dente Azul

Poulsen fez a descoberta original em setembro, logo depois o Museu de Vestsjælland foi autorizado pela autoridade cultural Kulturstyrelsen a lidar com o sítio de escavação, que foi prospectado por completo ontem.

Sørensen sustentou que o achado é importante porque vai fornecer informações aos estudiosos sobre um dos períodos mais antigos da Dinamarca.

“É muito raro encontrar tantas moedas com a efígie de Harald Blåtand (Haroldo Dente Azul) – uma das moedas mais antigas desse período”, disse Sørensen.

Artigo original em inglês: http://cphpost.dk/news/amateur-archaeologist-finds-viking-treasure-on-danish-island.html