O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Tese norueguesa cita brasileiro

 
 
O artigo Galdr e feitiçaria nas sagas islandesas (Brathair 9, 2009), de Johnni Langer, foi citado em uma tese de Doutorado em Estudos Nórdicos da Universidade de Bergen, Noruega, submetida à avaliação em 2013. A tese foi defendida por Helen F. Leslie, sob orientação da profa. Dra. Else Mundal: The Prose Contexts of Eddic Poetry: Primarily in the Fornaldarsǫgur”,  (NCMS, Nordic Centre for Medieval Studies), University of Bergen, Norway, 2013.
A tese investiga o papel da poesia éddica no contexto prosaico da literatura nórdica, especialmente as sagas lendárias. A metodologia utilizada foi a Nova Filologia e a teoria oral, especialmente dentro dos referenciais investigativos de Else Mundal e Gísli Sigurðsson. A circunstância da citação do artigo de Johnni Langer é devido a este trabalho utilizar uma fonte poética (o poema Buslubæn), inserida na tradição prosaica (Bósa saga ok Herrauðs, uma saga lendária).
 
As citações ocorrem nas páginas 452, 455, 456 e 500.
Para acessar a tese de doutorado de Helen Leslie, clique aqui.
Para acessar o artigo Galdr e feitiçaria nas sagas islandesas, clique aqui.