O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

NOVO ESTUDO SOBRE O DEUS LOKI É PUBLICADO NA MUNDO ANTIGO

 Loki, Christoffer Eckrsberg, 1810.
 
 
Uma das mais controvertidas personagens da Mitologia Nórdica acaba de receber um novo estudo em português: Dramatização no Lokasenna: um estudo do conceito do trickster na figura de Loki, Revista Mundo Antigo 4(4), 2015. O artigo foi escrito pelo pesquisador Leandro Vilar, mestrando em História pela UFPB e colaborador do NEVE.
 
Neste estudo, Vilar investiga o conceito de trickster aplicado ao poema Lokasenna da Edda Poética, estudando a figura de Loki como uma manifestação de poder e intransigência perante os deuses nórdicos.
 
Anteriormente, existem poucas publicações em língua portuguesa sobre este tema. Em 2013 o historiador Flávio Palamin (UEM/NEVE) publicou Loki como representação do caos e da ordem na mitologia Viking (VI Congresso Internacional de História), analisando diversos aspectos desta figura mítica, além de considerações bibliográficas e historiográficas.
Em 2015, o Dicionário de Mitologia Nórdica abordou o tema em vários verbetes: Loki (p. 281-287), escrito pelo historiador Johnni Langer (UFPB/NEVE); Lokasenna (p. 278-280) de autoria da historiadora francesa Marion Poilvez.
E em 2004, a tradução brasileira do livro Deuses e mitos do norte da Europa, de Hilda Davidson, incluiu um subcapítulo sobre Loki (p. 150-154).
 
 
 
 Loki, Arthur Rackham, 1910.
 
As imagens modernas do deus Loki, como a de Arthur Rackham e a de Christoffer Eckrsberg e muitos outros, foram analisadas no Dicionário de Mitologia Nórdica, publicada pela Editora Hedra, 2015, p. 285-286.