O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NOVOS MEMBROS DO NEVE

O Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos acaba de receber novos membros em diversas categorias no Cnpq: pesquisadores, técnicos e colaboradores estrangeiros. Isso vem demonstrando tanto o avanço da área dos estudos nórdicos no país, quanto o reconhecimento das ações do grupo perante a academia brasileira e a comunidade internacional.

Os novos membros-pesquisadores são Flávio Guadagnucci Palamin, José Lucas Cordeiro Fernandes e Ricardo Menezes. Flávio Palamin é mestre em História pela UEM e atualmente dedica-se a seu projeto de doutorado, enfatizando os temas da infância e velhice na Mitologia Nórdica. José Fernandes é mestrando em História pela UECE com o tema: In Sorte Diaboli”: a construção do imaginário de demonização do pagão na Íslendingasögur durante a cristianização da Escandinávia (séc. XII-XIII)". Ricardo Menezes é mestrando em Ciências das Religiões pela UFPB com o tema: "Feras Petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking".



José Fernandes


Flávio Palamin
Ricardo Menezes


Os novos técnicos do grupo são os professores Sandro Teixeira Moita e Eduardo Fabbro. Sandro é mestre em História pela UNIRIO e professor na ECEME/RJ. Atualmente prepara seu doutorado em História no Rio de Janeiro. Eduardo Fabbro é doutorando em História pela Universidade de Toronto. Ambos os pesquisadores se dedicam ao estudo dos germanos na Antiguidade Tardia e seu registro no Cnpq tem a função de conceder apoio técnico, teórico e historiográfico ao grupo NEVE.




Eduardo Fabbro                         Sandro Teixeira        



Também inseridos ao grupo pelo Cnpq estão colaboradores estrangeiros que se dedicam ao estudo da Escandinávia Medieval, como Teodoro Antón, Carlos Osvaldo Rocha Ochoa e Santiago Francisco Barreiro. Teodoro Manrique Antón é professor da Universidade  Castilla-La Mancha, na Espanha, e autor de várias traduções e estudos sobre temas nórdicos medievais. Carlos Ochoa é Mestre em Estudos Islandeses Medievais pela Universidade da Islândia e reside no México. Santiago Barreiro também é mestre pela mesma universidade e atualmente é doutorando em História pela Universidade de Buenos Aires.

            

                        Teodoro Antón                   Santiago Barreiro                     Carlo Ochoa


Para maiores detalhes sobre os membros do NEVE, acesse o espelho do grupo no CNPQ, clicando aqui.