O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


quarta-feira, 21 de maio de 2014

RELIGIÃO NÓRDICA EM MESTRADO DA UFPB

O historiador Ricardo Menezes acaba de ser aprovado no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o projeto: Feras Petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking. Trata-se de um tema ainda pouco explorado pela academia brasileira, o estudo da religiosidade nórdica pré-cristã, utilizando como abordagem a cultura visual da Escandinávia da Alta Idade Média. A pesquisa será orientada pelo prof. Dr. Johnni Langer.




Ricardo Menezes é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e foi um dos fundadores do grupo Valknut, que vem atuando na expansão e popularização dos estudos nórdicos no Ceará e Nordeste.
A pesquisa de Ricardo Menezes certamente contribuirá para o avanço dos estudos escandinavísticos e medievais em nosso país, servindo de estímulo para as novas gerações de investigadores.


Para mais informações sobre o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, clique aqui.