O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2014

RELIGIÃO NÓRDICA EM MESTRADO DA UFPB

O historiador Ricardo Menezes acaba de ser aprovado no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o projeto: Feras Petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking. Trata-se de um tema ainda pouco explorado pela academia brasileira, o estudo da religiosidade nórdica pré-cristã, utilizando como abordagem a cultura visual da Escandinávia da Alta Idade Média. A pesquisa será orientada pelo prof. Dr. Johnni Langer.




Ricardo Menezes é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e foi um dos fundadores do grupo Valknut, que vem atuando na expansão e popularização dos estudos nórdicos no Ceará e Nordeste.
A pesquisa de Ricardo Menezes certamente contribuirá para o avanço dos estudos escandinavísticos e medievais em nosso país, servindo de estímulo para as novas gerações de investigadores.


Para mais informações sobre o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, clique aqui.