O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sexta-feira, 16 de maio de 2014

NOVOS MEMBROS DO NEVE



O Grupo NEVE acaba de agregar mais dois escandinavistas, aumentando ainda mais as perspectivas de ampliação da área aos estudos nórdicos em língua portuguesa: Hélio Pires e Rodrigo Marttie.



Hélio Fernando Vitorino Pires é natural de Portugal, realizou mestrado em Estudos Vikings e Medievais pela Universidade de Uppsala (Suécia) em 2006 e Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa em 2012 com a tese: Incursões Nórdicas no Ocidente Ibérico (844-1147): Fontes, História e Vestígios (para visualização, clique aqui).
Hélio Pires já ministrou diversos cursos em Portugal, além de ser autor de muitos estudos em português e inglês, incluindo a prestigiada revista Viking and Medieval Scandinavia (com dois artigos: Money for freedom: ransom paying to Vikings in western Iberia, publicado em 2011; e Sigurðr’s attack on Lisbon: where exactly?, de 2012).
Outras publicações de Hélio Pires podem ser conferidas na sua página do Academia.edu



Rodrigo Mourão Marttie é brasileiro e realizou mestrado em estudos nórdicos pela Universidade de Oslo em 2013 (com a dissertação: In the Text of the Divine Office - A study of the manuscript fragments of the breviaries kept in the Riksarkivet from the 12th to the 15th century, que pode ser acessada aqui). Atualmente Rodrigo é doutorando em História pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, e bolsista do Deutsche Forschungsgemeinschaft.
Rodrigo possui vasta experiência em Paleografia e estudo de manuscritos medievais, tendo realizado especialização no tema pela Fédération Internationale des Instituts d Etudes Médiévales em 2011, além de ter ministrado cursos e oficinas de paleografia em diversos eventos, incluindo o Brasil.