O NEVE está participando de mais um projeto de pesquisa internacional, envolvendo o grupo RECEPTION e tendo como tema geral a recepção do mito das valquírias. O professor Johnni Langer está integrado com a pesquisa: 'The reception of the myth of the Valkyries in the visual arts of the 19th century' (A recepção do mito das valquírias nas artes visuais do século XIX).
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as origens e variações das reinterpretações e significados modernos do mito nórdico das Valquírias nas artes visuais do Ocidente, especialmente na Escandinávia e, mais especificamente, na região dinamarquesa. O recorte temporal envolve principalmente o Renascimento nórdico, de 1755 até 1914 (dentro do conceito de Longo século XIX). A metodologia envolve estudos de recepção e História da Arte, bem como bibliografias sobre estudos escandinavos.
A pesquisa de Johnni Langer tem como objetivo principal a elaboração de uma conferência a ser realizada durante o 8th INTERNATIONAL CONGRESS RECEPTION “The reception of the Valkyrie myth in literature, music, visual arts and audiovisual media”, nos dias 22 e 23 de outubro de 2026 (quinta e sexta-feira) no Salão Internacional de Conferências e Salão M.ª Isidra de Guzmán, Reitoria da Universidade de Alcalá, Espanha.
A investigação envolve o grupo de investigação «RECEPTION» («Estudos Interdisciplinares de Recepção», Universidade de Alcalá) e faz parte do projeto «Andrómeda», organizado e financiado pelo ACIS, Grupo de Investigação em Crítica do Mito (Universidade Complutense de Madrid).
Também outros neveiros participam do projeto e evento a ser organizado pelo grupo RECEPTION em 2026: Andréa Caselli e Alberto Robles Delgado.
Para mais informações, acompanhem o site do grupo RECEPTION.
Imagem de capa: La Walkyrie, Servais Detilleux, pintura em óleo, 1910-1920, Musée des Beaux-Arts de Carcassonne, França.