O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 30 de março de 2024

O curso Magia e Fantástico na Escandinávia está disponível no Youtube

  

Imagem do cartaz: A chave de ouro (Guldnyckeln), de John Bauer, 1915.

Curso de Capacitação Docente Online “Magia e Fantástico na Escandinávia”

Coordenação: Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE)

O curso está totalmente disponível no Youtube: clique aqui.


Apresentação do curso:

Tanto a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro, estão presentes na literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas bem como nos contos de Andersen, Asbjørsen e Moe. Desde a Idade Média até o século XIX os elementos mágicos e fantásticos podem ser considerados personagens dessas narrativas, bem como obstáculos e são benfazejos, quando auxiliam o protagonista. Essas narrativas que desde algum tempo estão presentes em diversas mídias, como séries e filmes de streaming, vídeo jogos, jogos de tabuleiro entre tantos outros. Portanto a magia e o fantástico escandinavos bem como a mitologia estão presentes no nosso cotidiano e povoam o imaginário. O objetivo desse curso de extensão exclusivo para professores e graduandos, é oferecer uma visão de como esses elementos estão presentes nas narrativas, na mitologia e na iconografia. Como analisar esses elementos e como eles podem ser trabalhados na sala de aula. Além de contribuir para a divulgação da história, cultura e literatura da Escandinávia.

Dessa forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico; além de aspectos mágico-religiosos.

Mas além do PCN, também respaldamos nosso embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao considerar que os mitos são uma forma de linguagem pela qual diferentes povos expressavam sua visão e compreensão sobre a realidade natural e sobrenatural, assim como, eram usados para explicar as origens e funções de algo. A BNCC permite adoção de fontes mitológicas, folclóricas, literárias e iconográficas para fomentar a análise de diferentes temáticas, adotando uma abordagem transversal e interdisciplinar. Sendo assim, o curso visa instruir docentes de diferentes disciplinas escolares como História, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes e ensino de línguas, além de graduandos dessas áreas em licenciaturas das Ciências Humanas e de outras. 

 

Módulos do curso e ministrantes:

 

Aula 1 - 01/03: O fantástico nas Sagas Lendárias – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB.



Aula 2 - 08/03: A magia na Escandinávia Medieval – Victor Hugo Sampaio

Victor Hugo Sampaio é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB





Aula 3 - 15/03: O fantástico na Mitologia Nórdica – Leandro Vilar Oliveira

Leandro Vilar Oliveira é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB





 Aula 4 - 22/03: A magia e o fantástico no Folclore Escandinavo – Pablo Gomes de Miranda

Pablo Gomes de Miranda é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB




 Aula 5 - 29/03: A magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB

 



Equipe técnica/site/divulgação – Lorenzo Sterza e Johnni Langer.

Lorenzo Sterza é doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB



 Bibliografia básica:

 

ALVES, Victor Hugo Sampaio. Xamanismo Ártico na Escandinávia: uma análise comparada da ocorrência de fenômenos xamânicos entre os povos nórdicos, balto-fínicos e sámis. Tese de Doutorado emCiências das Religiões pela UFPB, 2023.


CAMPOS, Luciana de. O mito da mulher guerreira: uma análise da saga de Hervör. João Pessoa: Núcleo deEstudos Vikings e Escandinavos, 2021, 258 páginas. ISBN: 978-65-00-22255-5.


CASELLI, Andréa. Religião e folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção artísticaTese deDoutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2022.


FERREIRA, Andresa Furlan. Nykr, o espírito da água nórdico: Mitologia, folclore e arte. Dissertação deMestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017.


GÍSLASON, K. The fantastic in the family sagas: Implications for saga authorship K Gíslason - Proceedings of the 13th International Saga, 2006.


JOHANSSEN, D. On elves and freethinkers: criticism of religion and the emergence of the literary fantastic in Nordic literature. Narrative and Belief, 2018.


LANGER, Johnni. História e sociedade nas sagas islandesas: perspectivas metodológicas. Alethéia 1, 2019.


LEFFLER, Yonne. Aspects of the fantastic and gothic in nineteenth-century scandinavian literature. Scandinavian Studies, 2002.


MIRANDA, Pablo Gomes de. Mito e Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2021.


OLASON, V. The fantastic element in fourteenth century Íslendingasögur A survey. Gripla, 2007.


SOARES, Isabelle Maria Soares. Algumas considerações acerca da relação entre ficção e realidade no contexto das sagas islandesas. Scripta Uniandrade 19, 2021.


MATERIAL DE APOIO (VÍDEOS NO YOUTUBE):


 1. As gigantas das sagas lendárias:



2. O que são sagas?



3. Introdução às sagas lendárias:




4. Erotismo nas sagas islandesas:




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