O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Lançamento: O mito da mulher guerreira

 



O NEVE acaba de publicar mais um livro, desta vez analisando as narrativas nórdicas envolvendo mulheres belicosas: O mito da mulher guerreira: uma análise da saga de Hervör. Escrito pela pesquisadora Luciana de Campos, o livro está disponível gratuitamente na conta do AcademiaEdu do NEVE, clique aqui.

Trecho do prefácio: A narrativa de uma moça, ainda solteira, que vai em busca de uma espada na tumba de seu pai falecido, encanta os artistas europeus desde o século XVIII. Ela remete a um topos literário muito antigo, relacionado com a mulher guerreira, aquela que subverte todos os padrões de gênero e se insere em um mundo masculino. Os motivos de seu encanto e fascínio pelas artes e literatura é complexo. Iniciando-se com as amazonas gregas, ela se multiplica pelas mais variadas personagens, ultrapassando o medievo e atingindo a América e o mundo moderno. A mulher guerreira encanta, mas também atemoriza. O recente sucesso televisivo de Lagertha demonstra todo o poder imaginário que este modelo ainda possui em nossos tempos, instaurando um verdadeiro modismo em moças tentando imitar sua congênere ficcional.