O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet.
Parceiro do LOFOTR VIKING MUSEUM (Noruega); Centre for Experimental Archaeology and Material Culture (Universidade de Dublin, Irlanda); The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), ABHR e PPPGCR-UFPB. Credenciado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Novo artigo sobre Mitologia Nórdica

 
A revista Rever (PUC-SP) acaba de publicar um novo artigo sobre o mundo nórdico, desta vez trazendo perspectivas teóricas e metodológicas para os pesquisadores da área: Teorias e métodos para o estudo da Mitologia Nórdica, escrito por Johnni Langer (Membro do NEVE).
 
O estudo pode ser acessado pelo site Academia.
 
Resumo: O presente artigo realiza uma sistematização bibliográfica e analítica sobre algumas teorias do mito e suas aplicações conceituais para a Mitologia Nórdica. Também realizamos algumas discussões metodológicas de análise, exemplificando com alguns temas (a donzela do escudo, Teogonia germânica e nórdica, a árvore cósmica euroasiática) e excertos de fontes primárias (De Origine et situ Germanorum, Vǫluspá, Grímnismál, Gylfaginning, Örvar-Oddr saga e a tapeçaria de Överhogdal, entre outras). Os pressupostos teóricos e metodológicos predominantes são o Estruturalismo, a Mitologia Comparada e os estudos abordando a cultura visual dos mitos. Também desenvolvemos uma pequena sistematização de algumas das críticas apontadas aos referenciais da fenomenologia aplicada à interpretação dos mitos, especialmente as que foram desenvolvidas pelos escandinavistas.