O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet.
Parceiro do LOFOTR VIKING MUSEUM (Noruega); The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), ABHR e PPPGCR-UFPB. Credenciado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Curso de Arqueologia Escandinava

 
 
 
CURSO DE ARQUEOLOGIA ESCANDINAVA (VI CEVE)

Inscrições gratuitas pelo site: https://www.even3.com.br/Viking
 
Resumo: O mini curso abrangerá aspectos básicos da Arqueologia Escandinava de temática antiga e medieval. No primeiro dia serão analisadas a história da Arqueologia na Escandinávia, dos seus primórdios até as mais recentes metodologias, além de um vislumbre das pesquisas envolvendo a Idade do Bronze e a arte rupestre escandinava. No segundo dia será contemplado o período... das imigrações, da Idade do Ferro à Era Viking e no último dia os monumentos com imagens, especialmente os da Suécia e da ilha de Gotland.
 
Bibliografia.
 
AYOUB, Munir Lutfe. Arqueologia da Era Viking/Bracteatas/Cemitério de
Borre/Eketorp/Jelling/Oseberg/Rok stone/Roskilde/Trelleborg. In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2017.
 
LANGER, Johnni. Arqueologia da religião nórdica na Era Viking. Signum 16(1), 2015.
 
LANGER, Johnni. Pedras pintadas de Gotland (estelas). In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de Mitologia Nórdica. São Paulo: Hedra, 2015.
 
LANGER, Johnni. As estelas da ilha de Gotland e as fontes iconográficas da mitologia viking. Brathair 6(1), 2006.
 
VILAR, Leandro. Bergen/Birka/Expansão nórdica / Gotland (Gotlândia) / Hedeby / Helgo/ Jorvik/ Sigtuna / Urbanização. In: LANGER, Johnni (Org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2017.