O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 19 de abril de 2016

CURSOS DO NEVE EM FLORIANÓPOLIS



 II Simpósio Internacional da ABHR, UFSC, 26 a 28 de julho de 2016

1. Mito, alimentação e plantas mágicas na Escandinávia Medieval
Ministrante: Me. Luciana de Campos (PPGL-UFPB/NEVE)

Resumo: A utilização de alimentos, bebidas e plantas em rituais mágico-religiosos acompanha o ser humano desde a pré-história. O processamento de alimentos (plantação, colheita e armazenamento) era muitas vezes precedido de rituais que garantiriam a sua efetivação, as bebidas fermentadas principalmente o vinho, o hidromel e a cerveja também eram consagrados aos deuses, conferindo assim a eles sacralidade desde a sua elaboração até o seu consumo. Com as plantas ocorre um processo semelhante, pois muitas delas têm seus nomes associados as deusas e são a elas relacionados, demostrando assim o seu caráter religioso. O objetivo do curso é o estudo da sacralidade de alimentos e plantas nos mitos e ritos da Escandinávia Medieval (pré-cristã e cristã), utilizando as perspectivas da História Cultural das Religiões e da História da Alimentação. Conteúdo: 1º. dia: Alimentação e sagrado; 2. Bebidas e sagrado; 3. Plantas mágicas.

2. Temas de Religiosidade Nórdica Pré-Cristã
Ministrantes: Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE), Me. Munir Ayoub (NEVE), Me. Flávio Guadagnucci Palamin (PPGH-UEM/NEVE)

Resumo: Os estudos envolvendo a Religiosidade Nórdica Antiga vem recebendo novas perspectivas, olhares diferenciados e estudos inovadores, especialmente em nosso país. O objetivo deste curso é apresentar ao grande público algumas das novidades conceituais e teóricas a respeito das crenças pré-cristãs na Escandinávia Medieval, dando especial ênfase às investigações da Arqueologia das Religiões e da História Cultural das Religiões. Nossas principais fontes a serem abordadas envolvem a cultura material das religiosidades politeístas e as fontes literárias da mitologia nórdica.
Conteúdo programático:
- Primeiro dia: Simbolismos religiosos na cultura material – Arqueologia, iconografia e monumentos nórdicos do período das migrações ao final da Era Viking (Johnni Langer).
- Segundo dia: Sepultamentos e crenças na vida após a morte durante a Era Viking (Munir Ayoub).
- Terceiro dia: Fontes literárias da mitologia nórdica: compreendendo os mitos além das Eddas (Flávio Guadagnucci Palamin)

Inscrições: http://www.simposio.abhr.org.br/