O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


terça-feira, 19 de abril de 2016

CURSOS DO NEVE EM FLORIANÓPOLIS



 II Simpósio Internacional da ABHR, UFSC, 26 a 28 de julho de 2016

1. Mito, alimentação e plantas mágicas na Escandinávia Medieval
Ministrante: Me. Luciana de Campos (PPGL-UFPB/NEVE)

Resumo: A utilização de alimentos, bebidas e plantas em rituais mágico-religiosos acompanha o ser humano desde a pré-história. O processamento de alimentos (plantação, colheita e armazenamento) era muitas vezes precedido de rituais que garantiriam a sua efetivação, as bebidas fermentadas principalmente o vinho, o hidromel e a cerveja também eram consagrados aos deuses, conferindo assim a eles sacralidade desde a sua elaboração até o seu consumo. Com as plantas ocorre um processo semelhante, pois muitas delas têm seus nomes associados as deusas e são a elas relacionados, demostrando assim o seu caráter religioso. O objetivo do curso é o estudo da sacralidade de alimentos e plantas nos mitos e ritos da Escandinávia Medieval (pré-cristã e cristã), utilizando as perspectivas da História Cultural das Religiões e da História da Alimentação. Conteúdo: 1º. dia: Alimentação e sagrado; 2. Bebidas e sagrado; 3. Plantas mágicas.

2. Temas de Religiosidade Nórdica Pré-Cristã
Ministrantes: Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE), Me. Munir Ayoub (NEVE), Me. Flávio Guadagnucci Palamin (PPGH-UEM/NEVE)

Resumo: Os estudos envolvendo a Religiosidade Nórdica Antiga vem recebendo novas perspectivas, olhares diferenciados e estudos inovadores, especialmente em nosso país. O objetivo deste curso é apresentar ao grande público algumas das novidades conceituais e teóricas a respeito das crenças pré-cristãs na Escandinávia Medieval, dando especial ênfase às investigações da Arqueologia das Religiões e da História Cultural das Religiões. Nossas principais fontes a serem abordadas envolvem a cultura material das religiosidades politeístas e as fontes literárias da mitologia nórdica.
Conteúdo programático:
- Primeiro dia: Simbolismos religiosos na cultura material – Arqueologia, iconografia e monumentos nórdicos do período das migrações ao final da Era Viking (Johnni Langer).
- Segundo dia: Sepultamentos e crenças na vida após a morte durante a Era Viking (Munir Ayoub).
- Terceiro dia: Fontes literárias da mitologia nórdica: compreendendo os mitos além das Eddas (Flávio Guadagnucci Palamin)

Inscrições: http://www.simposio.abhr.org.br/