O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 11 de março de 2016

CHAMADA PARA GT: MITOS E POLITEÍSMOS DA EUROPA ANTIGA E MEDIEVA




CHAMADA PARA GRUPO DE TRABALHO: MITOS E POLITEÍSMOS DA EUROPA ANTIGA E MEDIEVAL
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR, 
UFSC, 25 a 29 de julho de 2016. 

Coordenadores: Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE), Me. Luciana de Campos (PPGL-UFPB/NEVE); comentador: Prof. Dr. João Lupi (UFSC)


Inscrições até 10 de abril pelo site: http://www.simposio.abhr.org.br/
 

O GT tem como principal objetivo o estudo e a discussão das religiosidades europeias de base politeísta, tanto na Antiguidade quanto na Idade Média. O GT contemplará pesquisas que discutam os mitos, os ritos e as crenças dos povos germano-escandinavos (nórdicos), celtas, eslavos, bálticos e greco-romanos. Também serão aceitas propostas que vislumbrem os símbolos, folclores ou reminiscências politeístas na mitologia cristã e no imaginário medieval (dentro do modelo instaurado por Jacques Le Goff e Hilário Franco Júnior). Apesar de serem tradições culturais extremamente importantes para se entender o dinamismo da religiosidade do Ocidente medieval e moderno, elas ainda são pouco estudadas em nosso país, o que justifica a realização deste GT. As contribuições podem abarcar temáticas de teoria do mito, História Cultural das Religiões, Arqueologia das Religiões e imaginário social. As fontes e temas podem envolver cultura material, literatura, crônicas históricas e abordagens comparativas.