O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


sábado, 2 de janeiro de 2016

ARTIGO ANALISA A GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA NÓRDICA MEDIEVAL




As concepções geográficas e cartográficas da Escandinávia Medieval são o tema do artigo "A ideia de Leste nas fontes escandinavas: um estudo de conceituação histórico-geográfica", de André Szczawlinska Muceniecks (UFOP), membro do NEVE. 
O artigo faz parte do dossiê Leituras da Escandinávia Medieval da revista Signum 16(3), 2015, organizado por Lukas Gabriel Grzybowski (UEL).
No estudo, Muceniecks realiza uma investigação a respeito das concepções geográficas e históricas relacionadas ao conceito de leste nas fontes medievais, através de fontes literárias e cartográficas.

Para consultar o artigo, clique aqui.