O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 6 de dezembro de 2015

MEMBRO DO NEVE É APROVADO EM DOUTORADO NA UFMT



O historiador André de Oliveira, membro do NEVE, acaba de ser aprovado no processo de seleção para o Doutorado em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O projeto A construção da identidade cristã islandesa na Saga do santo Jónsserá orientado pelo prof. Dr. Leandro Duarte Rust (UFMT/VIVARIUM).

André é pioneiro em nosso país no estudo da cristianização da Islândia. Além de sua dissertação de mestrado em História defendida na UFMA (Imaginário e identidade na conversão da Islândia, clique aqui) é autor dos verbetes Cristianização e Sobrenatural no Dicionário de Mitologia Nórdica, além de recente artigo publicado na Revista Brasileira de História das Religiões (clique aqui). 
Anteriormente, também publicou um estudo sobre as sagas islandesas (História e Cultura, 2013).