O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NEIL PRICE TORNA-SE COLABORADOR DO NEVE PELO CNPQ




Um dos mais famosos escandinavistas do mundo, o arqueólogo britânico Neil Price, tornou-se oficialmente colaborador estrangeiro do NEVE, registrado pelo diretório de grupos do CNPQ.

Atualmente Neil Price é professor da Universidade de Uppsala (Uppsala Universitet), na Suécia e é autor de vários livros paradigmáticos para o estudo da religiosidade e mitologia da Escandinávia pré-cristã, como The Viking Way: religion and war in Late Iron Age Scandinavia, de 2002.



Alguns dos livros de Neil Price:


  

 

Neil Price já colaborava com pesquisadores brasileiros há muitos anos. Em 2004 ele publicou o artigo The Archaeology of seidr: circumpolar traditions in Viking Pre-Chritian Religion na revista Brathair, a pedido do então organizador da edição, Johnni Langer. Em 2011 ele concedeu uma entrevista ao mesmo historiador brasileiro, que foi traduzida ao português como: "Estudos Vikings" (confira aqui a entrevista).
O arqueólogo Neil Price já confirmou presença como principal conferencista no III Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, que será realizado na UFPB, João Pessoa, em 2016.



Confira abaixo o vídeo da conferência "Life and Afterlife: Dealing with the Dead in the Viking Age", ministrada por Neil Price na Cornell University em 2012.