O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

LANÇAMENTO - GODKYNNINGR: O REI ESCANDINAVO, de Munir Ayoub

LANÇAMENTO: GODKYNNINGR: O REI ESCANDINAVO COMO PONTE ENTRE DEUSES E HOMENS, de Munir Luytfe Ayoub, Novas Edições Acadêmicas, 2014. Ayoub é membro do grupo NEVE e mestre em História pela PUC-SP.

Piratas, guerreiros e aventureiros. Essas são algumas das imagens que tradicionalmente são associadas aos vikings. O presente livro vai muito além dos estereótipos, estudando um aspecto pouco conhecido do mundo nórdico: a relação entre a realeza e sua legitimação social e política através dos mitos e ritos pré-cristãos. Neste sentido, a obra também é inovadora, não apenas por utilizar uma comparação entre fontes da cultura literária, material e visual, mas também por fornecer uma nova compreensão sobre a religiosidade que existiu na Escandinávia antes do cristianismo. Com isso, o leitor é brindado com um livro que apresenta uma nova faceta da Idade Média, uma época muito mais empolgante, diversificada e inovadora do que geralmente imaginamos. 

Prof. Dr. Johnni Langer Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB.