O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado ao The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA) e
à ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

LITERATURA ESCANDINAVA MEDIEVAL EM DOUTORADO NA UFPB

A pesquisadora Luciana de Campos acaba de ser aprovada para o doutorado em Letras pela UFPB, com a pesquisa: "A representação da guerreira na Saga de Hervor: literatura e gênero na Escandinávia Medieval", sob a orientação da profa. Dra. Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne. Luciana de Campos é integrante do NEVE, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos.


A personagem Hervor, em uma recente adaptação francesa da narrativa escandinava (L´Histoire d´Hervör).


Trata-se de um campo temático ainda pouco estudado em nosso país, a literatura nórdica medieval - um dos mais ricos conjuntos literários deste período, em quantidade e riqueza temática.


Luciana de Campos dedica-se ao estudo do medievo há muitos anos, chegando inclusive a participar da fundação da ABREM em 1995 durante uma reunião na Unicamp. Seu interesse em estudos literários abrangeu desde a região lusitana medieval, passando pelo material francês de influência céltica e atualmente estuda fontes escandinavas. Luciana também dedica-se ao estudo da alimentação medieval, tanto em aspectos teóricos quanto experimentais.


A pesquisadora Luciana de Campos

Alguns de seus estudos medievalistas pode ser acessado em pdf na web:

Um banquete para Heimdallr: uma análise da alimentação viking na Rígsthula. História, Imagem e Narrativas, v. 12, p. 01-14, 2011.


In Taverna Quando Sumus: A taberna medieval como espaço de prazer e poder. História, Imagem e Narrativas, v. 16, p. 01-20, 2013.


Á mesa dos tronos: breve análise gastronômica d´As crônicas de gelo e fogo de George Martin, HISTÓRIA, IMAGEM E NARRATIVAS 13, 2012. História, Imagem e Narrativas, v. 07, p. 01-15, 2012.


Brindando aos deuses: representações de bebidas na Era Viking, no cinema e nos quadrinhos. Revista de História Comparada (UFRJ), v. 6, p. 141-164, 2012.


A História antiga e medieval nos livros didáticos: Uma avaliação geral. HISTÓRIA E-HISTÓRIA (NEE: NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS/UNICAMP). História e-História, v. 4/5/07, p. 04/05/2007, 2007.


O rei Marcos e Isolda: interpretando uma pintura oitocentista de temática Celta. Brathair (Rio de Janeiro), v. 05, n.01, p. 95-102, 2005.


Uma leitura de Tristão e Isolda à luz da crítica feminina. Brathair (Rio de Janeiro), v. 02, 2001.




A pesquisadora pode ser contatada pelo e-mail: fadacelta@yahoo.com.br