O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 19 de novembro de 2013

MEMBROS DO NEVE EM EVENTO DA UFES


Membros do NEVE participaram do III Encontro Internacional de História UFES/Université Paris-Est/Universidade do Minho, realizada na UFES de 7 a 10 de novembro de 2013.

Munir Lufte Ayoub ministrou o mini-curso: Gođkynningr: o rei escandinavo como ponte entre deuses e homens, baseado em sua recente dissertação de mestrado em História defendida na PUC-SP.

Munir Ayoub ministrando o mini curso Gođkynningr


André de Oliveira (UFMA) apresentou a comunicação: A conversão na Escandinávia medieval, a sidaskipti como uma forma de estigmatização, baseado em sua pesquisa de mestrado em História desenvolvida na UFMA.

André de Oliveira apresentando sua comunicação no evento


Segundo André de Oliveira a sua comunicação "foi bem interessante, podendo ser feito um intercâmbio de ideias entre os membros da mesa e uma exposição descontraída com os alunos presentes, tentando sanar todas as dúvidas sobre os mais variados temas. O minicurso foi o de maior procura no evento, segundo a organização, com aproximadamente 50 alunos. A participação dos alunos foi constante e interessante para a apresentação e debate do tema na Universidade. Dos alunos que participaram do minicurso de Munir Ayoub, apresentaram interesse e conhecimentos iniciais sobre a Escandinávia que graças ao curso pode ser aperfeiçoado." 


O público presente no mini-curso de Munir Ayoub