O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2012

GT e MINI CURSO SOBRE MEDIEVO GERMÂNICO NO X EIEM


GT e MINI CURSO SOBRE MEDIEVO GERMÂNICO NO X ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS - EIEM, BRASÍLIA, 01 A 05 DE JULHO DE 203.

Inscrições para comunicações em GT até 28 de fevereiro.

GT: MITO, HISTÓRIA E LITERATURA: LINGUAGENS DO MEDIEVO GERMÂNICO
Coordenadores: Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ) e Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA)
Resumo: O GT tem como objetivo básico a discussão interdisciplinar de temas relacionados aos estudos germânicos medievais, vislumbrando as mais variadas formas de linguagem, como os mitos, as crônicas históricas, a literatura oral e escrita, a cultura visual, material e as fontes arqueológicas, entre outras.

MINI-CURSO: COTIDIANO E CULTURA MATERIAL NA ALTA IDADE MÉDIA GERMÂNICA
Proponentes: Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA) e Mestre Luciana de Campos (NEMIS/NEVE)
Ementa: O estudo do cotidiano como base da vida social alto medieval, especialmente das regiões germânicas (com ênfase na Inglaterra Anglo-saxônica e Escandinávia da Era Viking), indo além da vida privada e da família, percebendo a cultura material e as práticas diárias das populações. O curso pretende enfatizar os produtos, as técnicas e os comportamentos associados com a história do cotidiano medieval, além de conceder algumas das perspectivas da Arqueologia Experimental.

Inscrições e informações: http://x-eiem.blogspot.com.br/