sábado, 11 de maio de 2024

Nova valquíria é descoberta na Dinamarca

 


NOVA VALQUÍRIA É DESCOBERTA NA DINAMARCA:

O pesquisador Kaare Bøgh-Jensen (imagem 2) encontrou na região de Kirke Hyllinge (distrito de Lejre, ilha da Zelândia, Dinamarca), um novo pingente da Era Viking, feito em prata. O objeto foi comparado à outros descobertos na Escandinávia e vem sendo interpretado como uma figuração de valquíria (imagem 3): um ser feminino porta um corno de bebidas, além de possuir um longo vestido e uma trança com nó triplo. Mas segundo a arqueóloga Cille Krause, um detalhe na indumentária é excepcional: abaixo de sua mão, projetado de dentro do xale, um detalhe que pode constituir uma asa - que no caso, poderia ser uma alusão à deusa Freyja (em Skáldskaparmál ela possui um manto mágico que pode transformar seu possuidor em pássaro), e nesta mesma fonte, ela é também descrita servindo bebidas em Asgard.



Para quem acompanha as publicações do NEVE em suas redes, já deve ter percebido que a Dinamarca é a região que possui a maior quantidade de descobertas iconográficas da Mitologia Nórdica. Nesta mesma região onde foi encontrado este pingente de valquíria, já havia sido descoberta uma figuração que atualmente é conhecida como Odin de Lejre, demonstrando a importância de novos estudos com os temas míticos relacionados com a elite aristocrática durante a Dinamarca da Era Viking.


Para saber mais sobre a Dinamarca viking:


Guia da Dinamarca viking: sítios, museus e festivais

LANGER, Johnni. Os locais de culto em Tissø/O Odin de Gammel Lejre. In: Uma história arqueológica da Dinamarca viking, no prelo.