Para obtenção do certificado é necessária a presença mínima em 6 aulas. - Número de vagas para participante com direito ao certificado: Serão disponibilizadas 100 vagas, conforme disponibilizado pela plataforma Google Meet.
SOBRE O CURSO
O conceito de Medievo e suas delimitações espaço-temporais, é um argumento cuja complexidade é discutida há tempo dentro do mundo acadêmico. Entretanto, o termo ainda é geralmente utilizado para indicar um período entre duas épocas distintas: o final da era clássica e o Renascimento. Nesse intervalo de cerca de 1000 anos, pelo pensamento comum, teria ocorrido uma suspensão do progresso, uma estagnação cultural, bem como uma repressão praticada pela Igreja, tanto é, que a época é conhecida também com o apelido de “Idade das Trevas”. Contudo, é importante ressaltar que, o termo Idade das Trevas, tem sido cada vez mais contestado por historiadores que reconhecem que o período medieval não foi totalmente desprovido de realizações culturais, artísticas, científicas e tecnológicas. De fato, muitos avanços importantes ocorreram durante esse período, especialmente no campo da Arquitetura, da Arte e da Literatura. Assim, considerando esses aspectos, desenvolvemos este curso o qual oferece uma imersão na arte religiosa produzida durante a Idade Média, abordando temas como sua influência, técnicas, simbolismos, significados religiosos e sociais entre outros. Nesse sentido, abordaremos tópicos como a arquitetura das majestosas catedrais românicas e góticas, os Bestiários, as representações visuais do Diabo e do Inferno, o imaginário da Bruxa, artistas da época, até chegar na apresentação de um passeio virtual na cidade medieval de Verona para entender como seus aspectos artísticos-religiosos estão inseridos, preservados e se integram perfeitamente no contexto espacial atual. Enfim, esse curso oferece uma compreensão da arte religiosa medieval, tanto para estudantes quanto para interessados em história, religião e cultura medieval entre outras temáticas.
SOBRE O MINISTRANTE
Originário da Cidade de Verona, na Italia, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba com a Tese: O Diabo e a boca do Inferno: representações visuais no contexto do Juízo final nas igrejas da Escandinávia Medieval, tendo como Orientador o Prof. Dr. Johnni Langer e Coorientadora a Profa. Dra. Tamara Quírico. Integrante do NEVE Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001. Tem experiência em Ciências das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: Iconografia Medieval, História da Bruxaria, Simbolismo Animal. Possui Mestrado (2023) e Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (2019).
PROGRAMAÇÃO DOS MÓDULOS
1° Módulo - 08/05/2024 "A Arte Religiosa Europeia na Alta Idade Média"
2° Módulo - 15/05/2024 "Arte Românica Italiana"
3° Módulo - 22/05/2024 Arte Gótica Italiana
4° Módulo - 29/05/2024 Bestiários Medievais
5° Módulo - 05/06/2024 O Diabo e o Inferno na arte medieval
6° Módulo - 12/06/2024 O imaginário da Bruxa e suas representações visuais
7° Módulo - 19/06/2024 Albertus Pictor: o artista das igrejas medievais suecas
8° Módulo - 26/09/2024 Uma cidade medieval: Verona e seus aspectos artísticos-religiosos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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STERZA, Lorenzo. Bruxas na Suécia medieval: arte e tradição na obra de Albertus Pictor (séc. XV). Orientador: Johnni Langer. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões), departamento de Ciências das Religiões, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29692?locale=pt_BR