sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Fíbula com tema mítico é descoberta na Dinamarca





FÍBULA NÓRDICA COM TEMA MITOLÓGICO É DESCOBERTA NA DINAMARCA

Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE)



Um pesquisador amador encontrou no dia 21 de fevereiro corrente uma antiga fíbula (alfinete de peito com ornamento) na Dinamarca (local não divulgado). O objeto representa uma ave com cabeça de figura masculina barbada (quatro primeiras fotografias). Pela estética do objeto, pode conjecturar que sua datação seja do final do período das migrações até Vendel ou início da Era Viking.



O estilo da cauda e do entorno das asas lembra muito as águias presentes em broches e fíbulas anglo-saxônicas e da Suécia do período Vendel. Muitas pessoas estão afirmando que se trata da figura de Odin, mas este possui os dois olhos de mesmo tamanho e muito pronunciados. Talvez seja uma representação de Wotan transformando-se em águia - entre os séculos IV e VII d.C. era comum a figuração deste deus junto a pássaros e serpentes, ainda sem qualquer distinção em seus olhos - muito comum depois nas fontes literárias e iconográficas escandinavas.



A quinta imagem, abaixo, é uma ilustração de pingente encontrado em Lejre, Dinamarca, representando um pássaro com cabeça humana; a sexta imagem é a famosa Stora Hammmars III, da ilha de Gotlândia, Suécia, apresentando a imagem de um pássaro metamorfoseado em homem - geralmente interpretado como o mito do roubo do hidromel por Odin. As duas últimas imagens foram anexadas como exemplo do tema da metamorfose/mescla entre figura humana e águia na arte nórdica.





Para um maior aprofundamento sobre o tema, consultar o estudo: "O simbolismo da águia na religiosidade nórdica pré-cristã e cristã", RBHR, 2015, escrito por membros do NEVE.