sábado, 30 de março de 2024

O curso Magia e Fantástico na Escandinávia está disponível no Youtube

  

Imagem do cartaz: A chave de ouro (Guldnyckeln), de John Bauer, 1915.

Curso de Capacitação Docente Online “Magia e Fantástico na Escandinávia”

Coordenação: Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE)

O curso está totalmente disponível no Youtube: clique aqui.


Apresentação do curso:

Tanto a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro, estão presentes na literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas bem como nos contos de Andersen, Asbjørsen e Moe. Desde a Idade Média até o século XIX os elementos mágicos e fantásticos podem ser considerados personagens dessas narrativas, bem como obstáculos e são benfazejos, quando auxiliam o protagonista. Essas narrativas que desde algum tempo estão presentes em diversas mídias, como séries e filmes de streaming, vídeo jogos, jogos de tabuleiro entre tantos outros. Portanto a magia e o fantástico escandinavos bem como a mitologia estão presentes no nosso cotidiano e povoam o imaginário. O objetivo desse curso de extensão exclusivo para professores e graduandos, é oferecer uma visão de como esses elementos estão presentes nas narrativas, na mitologia e na iconografia. Como analisar esses elementos e como eles podem ser trabalhados na sala de aula. Além de contribuir para a divulgação da história, cultura e literatura da Escandinávia.

Dessa forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico; além de aspectos mágico-religiosos.

Mas além do PCN, também respaldamos nosso embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao considerar que os mitos são uma forma de linguagem pela qual diferentes povos expressavam sua visão e compreensão sobre a realidade natural e sobrenatural, assim como, eram usados para explicar as origens e funções de algo. A BNCC permite adoção de fontes mitológicas, folclóricas, literárias e iconográficas para fomentar a análise de diferentes temáticas, adotando uma abordagem transversal e interdisciplinar. Sendo assim, o curso visa instruir docentes de diferentes disciplinas escolares como História, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes e ensino de línguas, além de graduandos dessas áreas em licenciaturas das Ciências Humanas e de outras. 

 

Módulos do curso e ministrantes:

 

Aula 1 - 01/03: O fantástico nas Sagas Lendárias – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB.



Aula 2 - 08/03: A magia na Escandinávia Medieval – Victor Hugo Sampaio

Victor Hugo Sampaio é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB





Aula 3 - 15/03: O fantástico na Mitologia Nórdica – Leandro Vilar Oliveira

Leandro Vilar Oliveira é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB





 Aula 4 - 22/03: A magia e o fantástico no Folclore Escandinavo – Pablo Gomes de Miranda

Pablo Gomes de Miranda é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB




 Aula 5 - 29/03: A magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB

 



Equipe técnica/site/divulgação – Lorenzo Sterza e Johnni Langer.

Lorenzo Sterza é doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB



 Bibliografia básica:

 

ALVES, Victor Hugo Sampaio. Xamanismo Ártico na Escandinávia: uma análise comparada da ocorrência de fenômenos xamânicos entre os povos nórdicos, balto-fínicos e sámis. Tese de Doutorado emCiências das Religiões pela UFPB, 2023.


CAMPOS, Luciana de. O mito da mulher guerreira: uma análise da saga de Hervör. João Pessoa: Núcleo deEstudos Vikings e Escandinavos, 2021, 258 páginas. ISBN: 978-65-00-22255-5.


CASELLI, Andréa. Religião e folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção artísticaTese deDoutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2022.


FERREIRA, Andresa Furlan. Nykr, o espírito da água nórdico: Mitologia, folclore e arte. Dissertação deMestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017.


GÍSLASON, K. The fantastic in the family sagas: Implications for saga authorship K Gíslason - Proceedings of the 13th International Saga, 2006.


JOHANSSEN, D. On elves and freethinkers: criticism of religion and the emergence of the literary fantastic in Nordic literature. Narrative and Belief, 2018.


LANGER, Johnni. História e sociedade nas sagas islandesas: perspectivas metodológicas. Alethéia 1, 2019.


LEFFLER, Yonne. Aspects of the fantastic and gothic in nineteenth-century scandinavian literature. Scandinavian Studies, 2002.


MIRANDA, Pablo Gomes de. Mito e Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2021.


OLASON, V. The fantastic element in fourteenth century Íslendingasögur A survey. Gripla, 2007.


SOARES, Isabelle Maria Soares. Algumas considerações acerca da relação entre ficção e realidade no contexto das sagas islandesas. Scripta Uniandrade 19, 2021.


MATERIAL DE APOIO (VÍDEOS NO YOUTUBE):


 1. As gigantas das sagas lendárias:



2. O que são sagas?



3. Introdução às sagas lendárias:




4. Erotismo nas sagas islandesas:




LINKS DO NEVE


ScandiaJournal of Medieval Norse Studies


 Canal do NEVE no Youtube


 NEVE no Instagram (@nucleo.neve)


 NEVE no Facebook


 NEVE no Academia.edu


 Podcast do NEVE (Nevecast)


NotíciasAsgardianas (boletim em língua portuguesa)

sexta-feira, 22 de março de 2024

Artigo de Johnni Langer recebe nova citação internacional

 

Artigo de Johnni Langer recebe nova citação internacional. O estudo “Horned, barbarian, hero: the visual invention of the Viking through European art” foi citado no livro "The Little Book of Viking Age Symbols" (Hyldyr, 2023), escrito por Mathias Nordvig, Jacqui Alberts e Joseph Hopkins. Nordvig é um escandinavista de origem dinamarquesa, atualmente sendo professor na Universidade de Colorado. O referido artigo já havia sido citado por outro dinamarquês, Martin Djupdræt, no livro "Nation-Building in Denmark and Scandinavia" (2022). Também recentemente a Wikipedia em espanhol, na entrada “Leiv Erikson Descubriendo América”, referenciou o mesmo artigo.

A publicação “Horned, barbarian, hero” por ser acessada pelo Academia. 






terça-feira, 19 de março de 2024

Ajude a salvar a arte rupestre da Noruega!

 


Um dos mais importantes conjuntos de arte rupestre do mundo está ameaçado. Foi anunciada a liberação de atividades de uma mineradora e obras de construção na região de Frøysjøen, um fiorde localizado em Vestland, Noruega. O local abriga uma série de vestígios de pinturas rupestres do sítio de Vingen, datadas com mais de 6.000 anos (Paleolítico). Apesar da oposição da Coordenação Norueguesa do Património Cultural (Riksantikvaren), do governador do condado (Statsforvalteren) e do Ministério do Clima e Ambiente, a decisão foi tomada pelas autoridades governamentais.  Também várias espécies animais e o ecossistema local estão ameaçados com as atividades previstas no local. A mineradora que irá operar a pedreira é a empresa holandesa Beheersmij Fr. A Bontrup BD e são previstas a retirada de 360 milhões de toneladas de pedra, destinadas para construções de estradas.

A arqueóloga Yrja Skjærum (Universidade de Bergen, Noruega) abriu uma petição pública online contra esta decisão, que pode ser acessada aqui: Stopp steinbruddet i Bremanger! // Stop the building of a quarry in Bremanger, Norway!
Qualquer pessoa pode assinar, basta colocar e-mail e nome. O endereço de e-mail terá que ser confirmado.

O sítio rupestre de Vingen é importante porque possui diversas pinturas representando quadrúpedes (especialmente cervídeos, mas também representações humanas e geometrismos), abrangendo uma área de cerca de 10 quilômetros e mais de 2.000 pinturas (um dos maiores conjuntos da Europa). O sítio representa não somente uma importante herança cultural de toda a humanidade, como também é um valioso indício das primeiras manifestações artísticas e simbólicas do mundo.








segunda-feira, 18 de março de 2024

quarta-feira, 13 de março de 2024

Quando Odin esteve no espaço

 QUANDO ODIN ESTEVE NO ESPAÇO


O astronauta dinamarquês Andreas Mogensen foi fotografado com uma réplica do Odin de Lejre (foto). Antes de voltar ao nosso planeta, o astronauta posou para uma série de fotografias portando cópias de objetos históricos do país, como bracteatas de ouro da Idade do Ferro e fíbulas de corvo da Era Viking. A missão espacial foi denominada de Huginn, um dos corvos do deus caolho, segundo Andreas para aumentar nosso conhecimento sobre o mundo e o futuro das missões no espaço. Mas o destaque ficou para o pequeno objeto encontrado em Lejre - uma das maiores descobertas arqueológicas da Escandinávia e que pode ser atualmente visitado no museu de mesmo nome, na Zelândia. Se você quer saber mais sobre o Odin de Lejre, aguarde o livro: "Uma história arqueológica da Dinamarca Viking", em breve nas livrarias. Nele, um subcapítulo especial vai tratar deste estupendo artefato.



terça-feira, 12 de março de 2024

quinta-feira, 7 de março de 2024

quarta-feira, 6 de março de 2024

Como publicar na Revista Scandia de Estudos Nórdicos Medievais

As normas para publicação e envio das propostas encontram-se no site da revista Scandia.