domingo, 30 de setembro de 2018

VI CEVE tem início nesta terça, dia 02 de outubro



No dia 02 de outubro será realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, a sexta edição do Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos (CEVE), o maior encontro de escandinavistas de nosso país e o único evento do gênero realizado na América Latina.
A programação e os detalhes podem ser encontrados no site do evento, clicando aqui.








quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Prazo final para minicursos no VI CEVE

As inscrições para minicursos no VI CEVE serão aceitas somente até o dia 30 de setembro, domingo, gratuitamente pelo site do evento.





 






terça-feira, 25 de setembro de 2018

Caderno de Resumos do IV CEVE é publicado online


Está disponível online o Caderno de Resumos do VI Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos (CEVE), 2 a 5 de outubro de 2018, UFPB: clique aqui para acessar.

Recordamos que as inscrições gratuitas para o evento (ouvintes) só serão efetuadas até este domingo, dia 30 de setembro, exclusivamente de forma online, clique aqui

Chegando a sua sexta edição, o CEVE – Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos – apresenta, mais uma vez, os resultados das pesquisas e discussões desenvolvidas atualmente em solo brasileiro nas mais diversas áreas que englobam a Escandinávia Medieval. Assim, é com muita satisfação que convidamos todo o público interessado, sejam estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais entusiastas, a compartilhar desse momento de divulgação do conhecimento em Escandinavística produzido em terras brasileiras. Ofereceremos também oficinas, mesas-redondas e minicursos ministrados por membros do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos) que, com o máximo rigor e em fina sintonia com produções estrangeiras - principalmente aquelas realizadas em centros escandinavistas europeus e norte-americanos – almejam trazer novos olhares, discussões e temas de estudo da Escandinávia Medieval para todos a quem o assunto é caro.Comissão Editorial


sábado, 22 de setembro de 2018

Curso Arqueologia escandinava online



O arquivo de apresentação do minicurso: Arqueologia Escandinava (Primeira parte: da Pré-História ao Período Vendel) está disponível online aqui. 

O mini curso ocorrerá durante o VI Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, na UFPB, de 2 a 5 de outubro de 2018. As inscrições podem ser feitas online clicando aqui.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O FEMININO NA MITOLOGIA NÓRDICA É TEMA DE EVENTO NA SUÉCIA.

Ilustração: Arthur Rackham, The Valkyrie/Richard Wagner, 1910.


O FEMININO NA MITOLOGIA NÓRDICA É TEMA DE EVENTO NA SUÉCIA. 

A cidade de Uppsala sediará o evento "The Feminine in Old Norse Mythology and Folklore", como tema da série "The Aarhus Mythology Conference series 2018" em novembro de 2018. 

Alguns dos mais renomados escandinavistas estarão presentes, todos especialistas em religião e mito na Escandinávia pré-cristã, como Rudolf Simek, Eldar Heide, Leszek Gardela, Britt-Mari Näsström, Olof Sundqvist, Frog, Jens Peter Schjødt, entre outros. A maioria dos conferencistas faz parte do conselho científico do periódico Scandia: Journal of Medieval Norse Studies, mantido pelo NEVE.

O evento contemplará as mais variadas formas do feminino nos mitos e ritos nórdicos: aspectos guerreiros, profetisas, praticantes de magia, tecelãs do destino, sexualidade e líderes de culto.  

A programação e os resumos estão disponíveis na página do evento.





segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Conferência sobre vikings na UFSJ


A conferência As relações culturais entre Escandinávia e Eurásia na Era Viking, ministrada pelo professor Johnni langer no I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS DA UFSJ, pode ser acessada online clicando aqui.












quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Nota do NEVE sobre o Incêndio do Museu Nacional da UFRJ

 


Nota do NEVE sobre o Incêndio do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro


O Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) vêm, por meio dessa nota, expressar o seu lamento e profundo pesar pelo ocorrido no último domingo, dia 02 de setembro de 2018, quando um incêndio de grandes proporções tomou conta do Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, e destruiu quase todo o seu acervo.

Foram perdidos a maior coleção egiptológica da América Latina, extenso material paleontológico, arqueológico, biológico, um inestimável arquivo de cultura indígena e uma vigorosa biblioteca científica que servia à comunidade acadêmica, além, claro, do prédio que sediava o museu, ele mesmo um patrimônio sem precedentes para o Brasil. É fato que os cortes orçamentários das últimas décadas resultaram na precarização do museu, que já havia expressado suas dificuldades não muito tempo atrás, incluindo no fechamento de suas portas por um breve período.

Em um momento onde cada vez mais as instituições de ensino superior estão ameaçadas, tais dificuldades são partilhadas por todos os cientistas, pesquisadores e estudantes, independentemente das áreas de concentração. Adicionalmente, gostaríamos, de estender aos nossos colegas, o apoio dos colaboradores internacionais que nos últimos dias manifestaram as suas preocupações e os seus sentimentos com o NEVE: as proporções dessa grande tragédia serão ainda sentidas muito além de nosso país. Fazemos votos para que possamos recobrar a nossa dignidade enquanto brasileiros no apoio à educação e pesquisa, e que tantos outros espaços de memória não encontrem o mesmo fim em nosso país.

A visita do Anjo da Morte ao Museu Nacional, que o destruiu de forma implacável, com suas chamas vorazes, tal qual devora o Drakkar onde jaz o corpo do Jarl para conduzi-lo ao Valhala onde cantará suas vitórias, a Memória e a História brasileiras foram, infelizmente, conduzidas às cinzas e, como os guerreiros que aguardam o Ragnarök, esperamos confiantes que à partir de agora, a Educação, a Cultura e as Artes possam finalmente ser valorizadas e reinarem soberanas tal qual era o sonho de Leopoldina para o Brasil.