sexta-feira, 27 de abril de 2018

Calendários e festivais sazonais entre nórdicos e celtas



 
Montagem fotográfica do monólito frontal do sítio  neolítico de Newgrange, Irlanda, com a foto do sol penetrando na câmara interior do mesmo monumento, durante o solstício. Fenômenos astronômicos foram importantes para a determinação de calendários entre todos os povos europeus pré-cristãos.
 
 
CALENDÁRIOS E FESTIVAIS SAZONAIS ENTRE CELTAS E NÓRDICOS
Susan Sanae Tsugami
Mestranda em Ciências das Religiões pela UFPB
Membro do NEVE
 
Festivais sazonais aconteciam em momentos específicos do ano, relacionados ao movimento do sol e acontecimentos astronômicos como solstícios e equinócios. Os fenômenos celestes eram extremamente relevantes na vida dos povos Europeus da Antiguidade. Langer (2017) compreende que, para os povos neolíticos, germanos, celtas, eslavos e habitantes do Mediterrâneo pré-clássico, o céu propiciava não só a regulamentação do calendário, como também que os movimentos do Sol e da Lua orientavam a sazonalidade agrícola.
Os povos celtas, germanos e escandinavos, segundo Davidson (1988), possuíam rituais regulares e organizados, para renovar a comunicação com o mundo sobrenatural, ou seja, era um aspecto importante para o entendimento desses povos e para a manutenção da interação com o Outro Mundo. As datas festivas, assim, incluíam algumas práticas como, por exemplo, consagração de cerveja ou hidromel (bebida produzida a partir da fermentação do mel), dedicado aos deuses de maior importância, assim como a realização de sacrifícios de animais relacionados às divindades. Era costume oferendar saques coletados nas batalhas, animais sagrados, parte da colheita e demais alimentos e objetos para as deidades como forma de agradecimento.
Outras práticas ritualísticas também poderiam ser realizadas nessas épocas, como os rituais de sacrifícios, em ocasiões especiais, a exemplo da chegada a algum lugar sagrado, da mudança para uma nova moradia, da vitória nas batalhas, da abertura de assembleia ou da morte de reis.
Os rituais são representações simbólicas, são momentos por meio dos quais os seres humanos e as divindades podem se encontrar e, portanto, são elementos imprescindíveis para que o processo de comunicação entre os dois mundos obtenha sua eficácia. Além disso, os rituais devem, necessariamente, se referir ao universo semântico que se conhece através dos mitos.
O ritual está relacionado aos fenômenos de comunicação, se diferindo dos mitos, entendido como parte de uma outra categoria, já que se trata de uma ferramenta para entrar em contato com o Outro Mundo. Uma hipótese a partir da qual chegamos a tal afirmação é a de que, provavelmente, o rito tenha precedido o mito, sendo este último compreendido com a funcionalidade de explicar, ritualizar e obter, uma vez que a comunicação que o ritual procura estabelecer inclui, sempre, uma tentativa de manipular os atores do Outro Mundo; os seres humanos precisam da intercessão desses seres/deidades para obter alguma coisa, vitória na batalha, bom tempo, boa colheita e o conhecimento do Outro Mundo. (SCHJØDT, 2008, p. 69).
Os festivais, então, para Davidson (1988), eram momentos ritualísticos e já estavam sendo realizados desde antes do uso formal de calendários. Ainda assim, a autora afirma que os celtas da Gália elaboraram um calendário, chamado de “The Coligny Calendar”, com datação que remete à idade do bronze (achado na França em 1897); retrata cinco anos solares de doze meses, com dois meses adicionais para adaptar o ano lunar juntamente com o solar.
 
(The Coligny Calendar – calendário celta lunisolar da Idade do Bronze, retirado de: http://www.bbc.co.uk/guides/ztg87hv)
 
Antes do uso do calendário, a autora explica que os festivais eram momentos importantes para os guerreiros, fazendeiros, caçadores, pescadores e pastores. Os Celtas e Germanos usavam a orientação do “meio ano” como unidade básica do tempo. Na Islândia, essa referência era o verão e o inverno; cada uma dessas temporadas possuíam vinte e seis semanas de duração, e o início de cada uma era marcado por um banquete e um ritual religioso, contudo, a passagem do tempo era contada por invernos e noites.
No decorrer do ano solar, os Celtas tinham três festivais significativos, Samain, Beltaine e Lugnasad. Um quarto festival Imbolc, para os autores Le Roux e Guyonvarc’h (1999), não é considerado de importância muito significativa, pois há poucos documentos nos quais seu nome aparece.
A primeira data festiva é o 1º de novembro, conhecido como Samain/Samhaine os autores explicam que esta data especificamente é a festa mais importante para os celtas. Marcava o começo do inverno e do ano, ao mesmo tempo era uma recapitulação do verão. Segundo Davison (1988) Samain, provavelmente, significa “o fim do verão”, nessa época, ocorriam sacrifícios de animais que não resistiriam ao inverno. Esse festival era considerado como um período de perigo já que representava o limiar entre as estações, o Outro Mundo estava aberto e os mortos poderiam se encontrar com os vivos; diziam que era o começo do “The Adventures of Nera”: o monte das fadas de Erin estava sempre aberto em Samain/Samhain.
Outro festival importante era o Beltane/Beltaine/Beltine ou C’etshamain data das grandes assembleias druídicas, celebrado em 1º de maio no começo do verão. Powell (1995) explica que essa data tinha como principal característica a importância que se dava ao fogo, sendo grandes fogueiras acesas nessa festa. Mesmo após a consolidação do cristianismo, continuaram as práticas de acender fogueiras e vários outros ritos para a fertilidade, com a finalidade de se obter boa colheita e proteção. Havia, também, mais dois outros festivais: um realizado em 1º de fevereiro (Imbolg), e outro, em 1º primeiro de agosto (Lughnasad). 
O Imbolg/Imbolc, também é considerado uma festa importante, porém há poucos documentos nos quais seu nome aparece. Festejado em fevereiro, estava associado à deusa Brigantia, conhecida popularmente, após a consolidação cristã, como Sta. Brigit ou Santa Brígida. Seu nome indica uma conexão com ordenhar, mas também possui uma associação forte com a purificação. Em agosto, o Lughnasad/Lugsnasad, possuía uma significação relativa às colheitas e, em períodos pré-cristãos, estava conectado ao deus celta Lug. (DAVIDSON, 1988, p. 39).
Sobre os festivais sazonais nórdicos e germânicos, ainda a mesma autora esclarece que o inverno, para os germanos, começava no que chamaríamos de outono, com o “winter nights”, em outubro, na Islândia, possivelmente entre os dias 11 e 18, porém, devido a dificuldades e às limitações das fontes, não se sabe uma data exata para a celebração dessa festividade. 
Em abril, celebrava-se o equivalente ao verão como sumarmál, provavelmente entre os dias 9 à 15 de abril. Na Era Viking, essa era a época para pedir boa sorte nas invasões e expedições, após o período de recolhimento do inverno. Havia, também, o midwinter, conhecido como Yule (Jól), que, depois, com o advento do cristianismo, passou a ser ressignificado como o Natal e foi uma data extremamente difundida como cristã, até os dias atuais. O Yule (Jól) era o momento em que o solstício de inverno acontecia, quando pouco se podia fazer em ambientes externos, devido ao frio rigoroso.
Tácito (2010), em sua obra Germânia, descreve que os germanos possuíam uma compreensão diferente em relação à sazonalidade. Para eles, o ano se dividia em menos estações: o inverno, a primavera e o verão. O outono, assim, era uma estação desconhecida para a realidade deles.
Um ponto semelhante à descrição de Tacitus, em relação à obra de Snorri Sturluson, é que, na Ynglinga Saga (capítulo 8), o autor menciona três principais festas na Escandinávia, antes da conversão cristã: uma, no começo do inverno, quando haviam muitos sacrifícios; uma, para o meio-inverno, para o crescimento das plantações, e uma, para o verão, para sucesso e vitória nas expedições. Óðinn estabelece a sucessão blóts, no Norte. Para o inverno (ou seja, no outono), deve ser realizado um blót para a prosperidade; no midwinter (meio do inverno), um para o crescimento do solo; no verão, um terceiro, que seria o blót da vitória. Assim sendo, há uma conexão com o ritmo do ano: a cerimônia de outono ocorreria após a última safra, e os animais abatidos seriam aqueles que não deveriam sobreviver ao inverno. O blót do meio do inverno ocorreria depois que as noites mais longas acabassem e, então, seria celebrado o renascimento da terra. A cerimônia de verão, se fosse de vitória, coincidiria com a partida de navios em viagens de invasão (e, mais mundanas, viagens comerciais). (LINDOW, 2001, p. 35).
 
REFERÊNCIAS:
DAVIDSON, Hilda Roderick Ellis. Myths and symbols in pagan Europe: early Scandinavian and Celtic religions. Syracuse University Press, 1988
LANGER, Johnni. Calendário e Contagem do Tempo. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2017, p.125-131.
LE ROUX, Fançoise; GUYONVARC'H, Christian-J.; SOARES, Fernanda. A civilização Celta. Portugal: Publicação Europa-América,1999.
LINDOW, John. Norse Mythology: A Guide to Gods, Heroes, Rituals, and Beliefs. Oxford University Press, 2001.
POWELL, T. G. E. The Celts. London: Thames and Hudson Ltd, 1995.
SCHJØDT, Jens Peter. Initiation between two worlds: Structure and symbolism in pre-Christian Scandinavian religion. Syddansk Universitetsforlag, 2008.
STURLUSSON, Snorri. La saga de los Ynglingos. Miraguano Ediciones, 2012.
TACITUS. Agricola and Germania. Penguin UK, 2010.
 
 
 

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Membros do NEVE em pesquisas pela Europa



MEMBROS DO NEVE EM PESQUISAS PELA EUROPA

Diversos membros do NEVE efetuarão pesquisas e estudos pela Europa no ano de 2018, dando continuidade ao processo de incremento e intercâmbio do grupo com a comunidade acadêmica internacional.

Museu Nacional da Dinamarca

Profa. Dra. Luciana de Campos


Luciana de Campo (Doutora em Letras pela UFPB) fará o curso “Textiles and Fashion in Theory and Practice through 3000 Years An interdisciplinary course in Archaeology, History, European Ethnology and Fashion Studies” em julho, promovido pelo Centre for Textile Research, a ser ministrado na Universidade de Copenhague e Museu Nacional da Dinamarca. Luciana atualmente dedica-se à pesquisas sobre História e Arqueologia das indumentárias escandinavas medievais e é pesquisadora do Northern Women Arts Collaborative.

 
Gamla Uppsala, Suécia

Vitor Menini


Vitor Menini (Mestrando em História pela UNICAMP) visitará a Suécia entre julho e agosto para pesquisas nos arquivos da Universidade de Uppsala, visita e pesquisa no museu Ájtte (Jokkmokk), visita e pesquisa em museus de Estocolmo como o Antikvitetskollegium, Vasamuseet, Nordiskamuseet, Armemuseet e Livrustkammaren. Também está previsto um curso de sueco na Folkuniversitetet (aguardando confirmação). Vitor desenvolve o projeto de pesquisa Lapponia: a legitimação do estado sueco a partir da invenção do outro na obra de Johannes Schefferus, sob orientação do professor Dr. Rui Luis Rodrigues.

 
Museu de Gotland, Suécia

 Me. Munir Lutfe Ayoub

Munir Lufte Ayoub (Doutorando em Arqueologia pelo MAE-USP) participará de escavações arqueológicas no sítio sueco de Eke parish, como parte de pesquisas na Gotland Archaeological Field School, supervisionada por Dan Carlsson. Munir planeja visitar os sítios de Paviken, Fjäle, Fröjel, além do Gotlands museum, Vikingaliv: A true Adventure e a Royal Bibliotek Stockholm. O projeto de pesquisa de Munir - Depósitos funerários de Vestfold: Por uma história de longa duração - é orientado pela professora Dra. Maria Isabel D Agostino Fleming.

 
Manuscrito do Instituto Árni Magnússon, Islândia.

Me. Pablo Miranda


Pablo Gomes de Miranda (Doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB) foi contemplado com uma bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES e permanecerá um ano na Islândia, de agosto de 2018 a agosto de 2019, sob supervisão do professor Terry Gunnell (Universidade da Islândia, colaborador estrangeiro do NEVE). Além de pesquisas no Instituto Árni Magnússon, Pablo frequentará cursos de leitura, tradução e interpretação de manuscritos islandeses medievais, além de outros cursos temáticos, envolvendo sagas islandesas e temas nórdicos medievais. Pablo desenvolve o projeto de tese: Mito e rito na Europa Setentrional pré-cristã: investigando a caçada selvagem na poesia e prosa escandinava do século XII-XIV, sob orientação do professor Dr. Johnni Langer.


 Museu do Navio Viking de Roskilde, Dinamarca


Prof. Dr. Johnni Langer

Johnni Langer (Pós Doutor em História Medieval pela USP e professor da UFPB) visitará a Dinamarca em julho, dando continuidade a suas pesquisas sobre símbolos religiosos na Era Viking, cultura material e mitologias celestes nórdicas. Estão previstas visitas ao Museu Nacional, Museu Histórico Nacional, biblioteca e arquivo da Universidade de Copenhague, Museu do Navio Viking de Roskilde, além dos sítios arqueológicos de Trelleborg, Gammel Lejre, Jelling e Lindholm Høje. 
Johnni também estará desenvolvendo várias atividades na Espanha no mês de outubro: ministrará a conferência Las representaciones del dragón nórdico en la ópera y el cine (V International Conference on Mythcriticism: Germanic Myths, Universidad de Alcalá); uma comunicação sobre áreas sagradas nórdicas da Era Viking no V Congreso Internacional Santuários (promovido pelo Laboratorio Paisajes culturales Sagrados do Museo Etnográfico de Castilla y León, Zamora) e uma disciplina para o Doutorado em Ciências das Religiões da Universidad Complutense de Madrid (Introducción al estudio de la Mitología Nórdica).

 
Basílica de São Zeno, Itália

Lorenzo Sterza


Lorenzo Sterza (graduando em Ciências das Religiões pela UFPB), colaborador do NEVE, visitará a cidade de Verona (Itália) entre junho e julho, dando continuidade à sua pesquisa de PIBIC/TCC: O simbolismo animal na arte medieval, sob orientação do professor Dr. Johnni langer. Lorenzo pretende estudar o sentido das imagens reproduzidas na fachada da “Basilica di San Zeno” (séc. XII), situada na cidade de Verona.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Curso: História das mulheres,VI CEVE

 
 
Minicurso
 
HISTÓRIA DAS MULHERES: COTIDIANO E CULTURA NA ERA VIKING
 
VI Colóquio de Estudos Vikings e Escandinavos, UFPB, 2 a 5 de outubro de 2018.
 
Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE/Women Arts Collaborative)
 
Primeiro encontro: A metodologia da História das mulheres aplicada ao estudo do cotidiano feminino na Era Viking. O cotidiano feminino, escravas, fazendeiras, comerciantes e rainhas. O trabalho feminino. Fios que a todas unem: a tecelagem na Era Viking.
O cotidiano e as práticas diárias que envolviam o preparo de alimentos, a fiação e tecelagem, a elaboração de penteados, as pinturas corporais, bem como a manipulação de plantas para fins curativos como mágicos na Era Viking, sempre despertaram o interesse tanto de pesquisadores como do público em geral, sendo, portanto objetos de pesquisa indispensáveis, para se compreender a dinâmica daquela sociedade, bem a participação e visibilidade de quem executava essas tarefas, as mulheres. O presente minicurso pretende oferecer aos seus participantes uma visão ampla da vida cotidiana das mulheres na Era Viking utilizando a metodologia da História das Mulheres, analisando o seu papel naquela sociedade bem como a sua influência e poder. Além da parte teórica, os presentes serão convidados no último encontro a participarem de práticas ligadas a fiação e a tecelagem da Era Viking, cardando, fiando e tecendo lã com reconstituições de artefatos da época, além de aprenderem a reproduzir o penteado da Mulher de Elling.
 
Segundo encontro: Práticas femininas: magia e manipulação de plantas para fins curativos e mágicos. Alimentação e preparo de bebidas. As representações literárias e imagéticas do cotidiano feminino na Era Viking.
 
Terceiro encontro: O terceiro e último encontro destina-se a convidar os participantes a realmente vivenciarem práticas cotidianas da Era Vikiing como a cardação, fiação e tecelagem, a elaboração do penteado da Mulher de Elling (Dinarmaca, século IX) e a secarem e armazenarem de ervas utilizadas pelas mulheres para os mais diversos fins.
 
Inscrições gratuitas neste site.
 
 

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Convocatória de artículos: Era Vikinga y Escandinavia Medieval

http://periodicos.ufpb.br/index.php/scandia


Convocatória de artículos: Era Vikinga y Escandinavia Medieval
La revista Scandia está recibiendo artículos, reseñas y traducciones para su primera edición hasta 31 de agosto de 2018, con previsión de publicación hasta noviembre de 2018
Los artículos deben ser escritos en español, portugués, francés, italiano o inglés.

http://periodicos.ufpb.br/index.php/scandia

 

sexta-feira, 13 de abril de 2018

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Congresso sobre mitos germânicos na Espanha


https://mythcriticism.com

MITOS GERMÁNICOS (UNIVERSIDAD DE ALCALÁ, ESPANHA)


sábado, 7 de abril de 2018

Mesa Redonda: Religião Sámi (IV Ciclo de Debates do NEVE)




Mesa Redonda: Religião Sámi (IV Ciclo de Debates do NEVE)
 
Coordenação: Profa. Dra. Dilaine Sampaio (PPGCR-UFPB)
 
- Traços elementares da religião Sámi – Victor Hugo Sampaio (Mestrando PPGCR-UFPB)
- Fronteiras e etnias: a representação dos Sámi nas Konungasögur – Me. Pablo Gomes de Miranda (Doutorando PPGCR-UFPB)
- A indumentária Sámi e sua religiosidade – Dra. Luciana de Campos (NEVE)
 
Auditório do Centro de Educação, UFPB, 12 de abril, quinta-feira, 14h.
Inscrições gratuitas no local das atividades, certificado de 10h para os que participarem de 75% do Ciclo de Debates: dias 12 de abril, 8 de maio e 6 de junho.
Informações: fadacelta@yahoo.com.br

quinta-feira, 5 de abril de 2018

GT: Mito, Rito e Cultura Material na ABHR

 
GT: MITO, RITO E CULTURA MATERIAL
Coordenação: Munir Lutfe Ayoub (USP/NEVE) e Leandro Vilar Oliveira (UFPB/NEVE)
Inscrições até o dia 1 de maio pelo site: http://abhr2018.paginas.ufsc.br
 
 

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Membro do NEVE é citado em tese na Romênia

 
 
A tese de doutorado Valhalla Rising citou um artigo de Johnni Langer, membro do NEVE. A tese analisa aspectos da Mitologia Nórdica presentes na música contemporânea (Heavy Metal). O artigo citado é The origins of the imaginary Viking, publicado na revista sueca Viking Heritage.
 
 
Valhalla Rising: The Construction of Cultural Identity through Norse Myth in Scandinavian and German Pagan Metal, de Irina-Maria Manea. Tese de Doutorado em História pela Universidade de Bucareste, Romênia, 2016, 292p.