sábado, 31 de maio de 2014

LAGERTHA E AMAZONAS NO II CEVE/I CPM




LAGERTHA E AMAZONAS NO II CEVE/I CPM:

Mesa-Redonda 2: Literatura medieval. Coordenação: Profa. Dra. Luciana Deplagne (UFPB/GIEM):
- Lagertha: representações da guerreira na Gesta Danorum - Profa. Ms. Luciana de Campos (PPGL-UFPB/GIEM/NEVE) 
- O mito das Amazonas em A Cidade das Damas de Christine de Pizan e De Claris Mulieribus, de Boccaccio - Profa. Dra. Luciana Deplagne (UFPB/GIEM)
- Os "fabliaux" eróticos medievais - Profa. Dra. Marta Pragana (UFPB/GIEM)

Dia 09 de outubro, quinta-feira, UFPB, 
II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS/I CICLO DE PESQUISAS MEDIEVAIS

Para programação completa do evento, clique aqui.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

RELIGIÃO NÓRDICA EM MESTRADO DA UFPB

O historiador Ricardo Menezes acaba de ser aprovado no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o projeto: Feras Petrificadas: O simbolismo religioso dos animais na Era Viking. Trata-se de um tema ainda pouco explorado pela academia brasileira, o estudo da religiosidade nórdica pré-cristã, utilizando como abordagem a cultura visual da Escandinávia da Alta Idade Média. A pesquisa será orientada pelo prof. Dr. Johnni Langer.




Ricardo Menezes é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e foi um dos fundadores do grupo Valknut, que vem atuando na expansão e popularização dos estudos nórdicos no Ceará e Nordeste.
A pesquisa de Ricardo Menezes certamente contribuirá para o avanço dos estudos escandinavísticos e medievais em nosso país, servindo de estímulo para as novas gerações de investigadores.


Para mais informações sobre o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, clique aqui.









sexta-feira, 16 de maio de 2014

NOVOS MEMBROS DO NEVE



O Grupo NEVE acaba de agregar mais dois escandinavistas, aumentando ainda mais as perspectivas de ampliação da área aos estudos nórdicos em língua portuguesa: Hélio Pires e Rodrigo Marttie.



Hélio Fernando Vitorino Pires é natural de Portugal, realizou mestrado em Estudos Vikings e Medievais pela Universidade de Uppsala (Suécia) em 2006 e Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa em 2012 com a tese: Incursões Nórdicas no Ocidente Ibérico (844-1147): Fontes, História e Vestígios (para visualização, clique aqui).
Hélio Pires já ministrou diversos cursos em Portugal, além de ser autor de muitos estudos em português e inglês, incluindo a prestigiada revista Viking and Medieval Scandinavia (com dois artigos: Money for freedom: ransom paying to Vikings in western Iberia, publicado em 2011; e Sigurðr’s attack on Lisbon: where exactly?, de 2012).
Outras publicações de Hélio Pires podem ser conferidas na sua página do Academia.edu



Rodrigo Mourão Marttie é brasileiro e realizou mestrado em estudos nórdicos pela Universidade de Oslo em 2013 (com a dissertação: In the Text of the Divine Office - A study of the manuscript fragments of the breviaries kept in the Riksarkivet from the 12th to the 15th century, que pode ser acessada aqui). Atualmente Rodrigo é doutorando em História pela Universidade de Bielefeld, Alemanha, e bolsista do Deutsche Forschungsgemeinschaft.
Rodrigo possui vasta experiência em Paleografia e estudo de manuscritos medievais, tendo realizado especialização no tema pela Fédération Internationale des Instituts d Etudes Médiévales em 2011, além de ter ministrado cursos e oficinas de paleografia em diversos eventos, incluindo o Brasil.



quinta-feira, 1 de maio de 2014

MEMBRO DO NEVE PARTICIPA DE EVENTO EM GOIÁS

André de Araújo Oliveira, mestrando em História pela UFMA e membro do NEVE, participou do evento  III Encontro da Abrem Centro- Oeste e I Seminário Internacional de História Medieval, que ocorreu na cidade de Goiás entre 9 e 11 de abril. André apresentou a comunicação Entre a cruz e a espada: o processo de conversão da Islândia e Noruega, integrante de suas pesquisas do mestrado.




Segundo André, O III Encontro da Abrem Centro- Oeste e I Seminário Internacional de História Medieval, foi um ótimo evento, com a continua troca de ideias e seminários construtivos auxilia na formação de uma área de estudos medievais mais dinâmica e rica. A comunicação, ENTRE A CRUZ E ESPADA: O PROCESSO DE CONVERSÃO DA ISLÂNDIA E NORUEGA, foi muito bem aceita apesar do tema de estudos escandinavos ser ainda um objeto peculiar dentro do campo nacional de estudos medievais. 


"Agradeço principalmente aos membros da mesa que coordenei Mirja Myrcea Dennisse Churquina Corro (UEG) e Nezivânia Xavier Freitas (UFG), pela curiosidade e atenção."